Importância do sistema retórico em um discurso acadêmico
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os estudos retóricos são importantes, em especial, no que diz respeito aos aspectos relacionados à linguagem persuasiva e argumentativa. Assim, este artigo centra-se na Retórica como o meio através do qual a persuasão é o mecanismo de influência entre os indivíduos e/ou orador e auditório. Dessa maneira, busca analisar as contribuições do Sistema Retórico no que se refere à construção do discurso de um professor acadêmico em uma transmissão virtual (live) com o objetivo de destacar a importância desse sistema retórico para a organização do discurso. Segue uma linha descritiva e interpretativa, visto que observa os dados coletados de uma forma processual e dinâmica; é, pois, de linha qualitativa com aporte teórico de Flick (2009) e no que tange à área da retórica, também é abordada a metodologia de Bauer e Gaskell (2008). O corpus do trabalho se baseia em manifestações orais de professores acadêmicos no período pandêmico (COVID-19), que se dão em lives disponíveis no canal da Abralin, no youtube, devidamente transcritas, seguindo as normas de Marcuschi (2003) e Preti (2000). A base teórica fundamenta-se nos referenciais de Aristóteles (2011), Ferreira (2022), Marcuschi (2003), Reboul (2004), Santos (2022), entre outros. O estudo aponta para a importância das etapas argumentativas construídas ao longo do discurso do professor acadêmico. A relevância do trabalho se dá pela análise do discurso de um professor acadêmico em live sob o viés do sistema retórico como forma de evidenciar a construção desse discurso em situações de ensino e aprendizagem, as quais podem acontecer de forma virtual ou presencial.
Downloads
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Las obras se dan a conocer en la edición electrónica de la revista bajo una licencia Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Se pueden copiar, usar, difundir, transmitir y exponer públicamente, siempre que i) se citen la autoría y la fuente original de su publicación (revista, editorial y URL de la obra); ii) no se utilicen para fines comerciales; y iii) se mencione la existencia y especificaciones de esta licencia de uso.
Referências
Abreu, A. S. (2009). A arte de argumentar (14. ed.). Cotia: Ateliê Editorial.
Aristóteles. (2011). Retórica (E. Bini, Trad.). São Paulo: Edipro.
Bauer, M. W., & Gaskell, G. (2008). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático (7ª ed.). Petrópolis, RJ: Vozes.
Fettermann, J. V., Benevenuti, C. B., & Tamariz, A. D. R. (2020). Letramentos em processo: Lives como um gênero textual acadêmico a partir da pandemia do COVID-19. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, 9(1).
Ferreira, L. A. (2022). Leitura e persuasão: Princípios de análise retórica (1ª ed.). São Paulo: Contexto.
Flick, U. (2009). Introdução à pesquisa qualitativa (3ª ed.). Porto Alegre: Artmed.
Piris, E. (2020). A interação entre os argumentos na Nova Retórica: Análise de um pronunciamento parlamentar. In E. Piris & M. G. Rodrigues (Orgs.), Estudos sobre argumentação no Brasil hoje: Modelos teóricos e analíticos (pp. 71–98). Natal, RN: EDUFRN.
Marcuschi, L. A. (2003). Análise da conversação. São Paulo: Ática.
Marcuschi, L. A. (2008). Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial.
Mateus, S. (2018). Introdução à retórica no séc. XXI. Covilhã: Labcom-IFP.
Preti, D. (Org.). (2000). Fala e escrita em questão. São Paulo: Humanitas.