Sobre uma figuração recorrente na música argentina de tradição popular. Uma proposta discursiva

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Adrián Pablo Fanjul

Resumen

A pesquisa que temos realizado sobre discursividades na música argentina de tradição popular do século XX mostra a recorrência de um tipo de figuração poética em que alguma das entidades pessoais apresentadas aparece como sendo contemplada ou percebida por objetos inertes do entorno ou da paisagem. Entendendo essa figuração como uma modalidade específica do que a tradição retórica e estilística denominou como “prosopopeia” ou “personificação”, tentamos caracterizá-la a partir da enunciação, centrando-nos na problemática das vozes e perspectivas, o que nos levará a localizá-la em uma tensão entre “personificação” e “reificação”. Seguidamente, a partir de uma abordagem materialista do discurso, propomos observar como esse tipo de figuração participa de diferentes processos de regularização discursiva. Consideramos sua recorrência na letrística da música argentina com o objetivo de mostrar que, apesar de haver traços relativamente constantes que caracterizam formalmente essa figuração no jogo enunciativo, ela se integra com funções distintas em processos de regularização que obedecem a determinações socio-históricas diferentes. Para tanto, sintetizamos primeiramente resultados da nossa pesquisa mais abrangente que teve o objetivo de caracterizar, na primeira etapa do movimento musical e cultural que na Argentina foi recebendo a denominação de “rock nacional”, um processo de regularização discursiva. Depois, para fundamentar como se integram, nesse processo de regularização, as ocorrências da figuração que aqui é nosso foco, apontamos algumas diferenças com suas ocorrências no tango, e mostramos os casos encontrados no corpus do primeiro rock argentino, abordando analiticamente alguns deles. Nossas conclusões localizam a especificidade dessa forma de personificação/reificação na etapa inicial desse movimento musical em relação com as regularidades nas configurações de pessoa e cenografias predominantes nele, e com os pré-construídos que lhes deram base no embate ideológico. 

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Cómo citar
Fanjul, A. P. (2022). Sobre uma figuração recorrente na música argentina de tradição popular. Uma proposta discursiva. Rétor, 8(1), 1–29. Recuperado a partir de http://www.aaretorica.org/revista/index.php/retor/article/view/56
Sección
Artículos