A metáfora do pintor em Platão, República 10

Contenido principal del artículo

Resumen

 


A elaborada construção da República progride, passo a passo, até uma conclusão final, irrefutável para os interlocutores de Sócrates, na edificação da cidade ideal: a mimese e, em particular, o teatro trágico não têm lugar nessa cidade, pelo seu vazio ontológico e pela ilusão e consequente desvio da razão. Todavia, o Sócrates platónico argumenta com frequente recurso a metáforas, a alegorias. A própria estruturação do livro 1 sugere, por antecipação poética, o curso da ‘acção’ dialógica. Ou seja: o leitor ou ouvinte vai apreciando como o Filósofo recorre àquilo que rejeita, rendido ao seu encanto e consciente da sua carga persuasiva. Proponho-me, pois, em matéria de compreensão de como o teatro (a tragédia) é excluído da cidade perfeita, seguir o fio da discussão e os passos de argumentação que parecem conter deliberado vício e contradição para se chegar à eliminação da arte mimética (versus teatro) da pólis perfeita, apoiada num argumento de analogia decisivo: o da desvalorização ontológica da pintura, como mimese de aparências. Em todo o percurso dialógico, porém, se o poder da persuasão decorre do apelo à inteligência (noesis) e ao entendimento (dianoia), pela lógica argumentativa, decorre, também, da força da sugestão de recursos poéticos. É, afinal, este mesmo processo de persuasão que leva Sócrates a admitir na cidade a retórica epidíctica da poesia de encómio a varões ilustres e a heróis. Ora esse constitui o espaço paradoxalmente aberto àquilo, precisamente, para que Sócrates alerta como perigo: o encanto do impreciso, que escapa à avaliação judiciosa. Eis o caso e a função do recurso à metáfora desenvolvida da pintura, preparada a desvalorização desta arte pelo recurso ao argumento comparativo do espelho. Afinal, a imagética artística deleita e reforça a adesão do leitor à proposta platónica, numa dinâmica que facilmente se condensa em delectare, mouere, docere.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Fialho, M. do C. (2023). A metáfora do pintor em Platão, República 10. Rétor, 12(2). Recuperado a partir de http://www.aaretorica.org/revista/index.php/retor/article/view/174
Sección
Dossier. La retórica en Portugal

Citas

Asmis, E. (2007,19 ed.). Plato on poetic creativity in Kraut, R. (ed.); The Cambridge companion to Plato. Cambridge: University Press. 338-364.

Brisson, L. (1982). Les Mots et les Mythes. Paris: François Maspéro.

Buarque de Holanda, L. S. (2012/2013). Mímesis e utopia na República de Platão. Kleos. Revista de Filosofia Antiga, 16-17. Rio de Janeiro. 69-80.

Burnet, J.( Ed.).(reimpr. 1962). Platonis Opera. vol.4. Oxford: University Press.

Cornelli, G. (2014). Platão contra a corrente. A imagem do navio na República. Studia Philologica Valentina 16. Valência. 5-30.

Fialho, M. do C. (2012/2013). A tragédia na pólis perfeita. Kleos. Revista de Filosofia Antiga, 16-17: Rio de Janeiro. 81-101.

Kamtekar, R. (2011). Plato on education and art in FINE, Gail (ed.); The Oxford handbook of Plato. Oxford: University Press. 336-345.

Lopes, R. (2009). O Timeu de Platão: mito e texto. Dissertação de Mestrado em Cultura Clássica. Coimbra: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Lopes, R. (2014). A tensão mythos-logos em Platão. Dissertação de Doutoramento em Poética e Hermenêutica. Coimbra: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Mccabe, M. M. (2011). Plato’s Ways of Writing in FINE, Gail (ed.). The Oxford handbook of Plato. Oxford: University Press. 88-113.

Monserrat Molas, J. (2011). Transgressão da norma como forma de manter a ordem. Uma nota sobre o Político de Platão in Soares, C., Fialho, M. do C. et al. (eds.), norma & transgressão ii. coimbra: imprensa da universidade.39-58

Mora, C. M. (2004); Os limites de uma comparação: ut pictura poesis. Ágora. Estudos Clássicos em debate, 6: Universidade de Aveiro. 7-26

Scott, D. (2011); The Republic in Fine, G. (ed.); The Oxford handbook of Plato. Oxford: University Press. 360-382.

Soares, C. I. L. (2016). A paideia de Platão: o Político in Soares, Carmen, Casadesús Bordoy, Francesc, FIALHO, Maria do Céu (cords.), Redes culturais nos primórdios da Europa. 2400 anos de fundação da Academia de Platão. Coimbra: Imprensa da Universidade/Annablume eds. 23-33.

White, N.(1979); A Companion to Plato’s Republic. Indianapolis: Hackett Publishing.